CUIDADO COM A FEBRE MACULOSA!

Publicado em: 11/01/2019 10:48 - Categoria: Administração
CUIDADO COM A FEBRE MACULOSA!

A febre maculosa é uma doença que é transmitida pelo carrapato-estrela infectado pela bactéria Rickettsia rickettsii. O principal hospedeiro no Brasil é a capivara, que vive nas beiras de rios, portanto estes locais apresentam o maior risco para a infecção pelo carrapato.

PREVENÇÃO

Para prevenir-se, é importante, quando for a beira de rios ou locais onde há suspeita da presença do carrapato-estrela, utilizar calçado fechado, roupas de mangas compridas e calças compridas. Na volta, verifique no seu corpo se há a presença de carrapatos, e também olhe na casa e em seus animais de estimação, e elimine quaisquer carrapatos que encontre. Limpe arbustos e mantenha o jardim sem folhas e com grama aparada, evitando assim a presença do carrapato e de outros visitantes indesejados.

SINTOMAS

Os sintomas da febre maculosa podem parecer com os de uma forte gripe, ou com muitas outras doenças. Entre os principais sintomas, estão: febre alta, dor de cabeça, conjuntivite, náusea e vômito, diarreia e cólica, dor muscular, vermelhidão nas mãos e pés e insônia. Pode ser que nem todos destes sintomas apareçam, apenas alguns. Mesmo assim, procure uma unidade de saúde.

TRATAMENTO

Pessoas que desenvolvem febre maculosa evitam complicações se tratadas dentro de cinco dias após o desenvolvimento dos sintomas. O tratamento precoce com antibióticos reduz significativamente a mortalidade e previne a maioria das complicações. Em caso de sintomas, procure a unidade de saúde mais próxima ou pronto-socorro.

ATENÇÃO

Se você mora próximo a algum rio, foi pescar a pouco tempo antes dos sintomas, ou frequentou algum local que pode ter a presença do carrapato-estrela, avise na unidade de saúde sobre isto, para que seu tratamento seja feito de forma mais eficiente.