22 JUL 2020
DICIONÁRIO DO CORONAVÍRUS

DICIONÁRIO DO CORONAVÍRUS

Desde o início da pandemia de COVID-19 algumas palavras

que não ouvíamos passaram a aparecer com frequência nos jornais, programas de TV e redes sociais. Veja aqui algumas delas e seus significados.

1.Coronavírus

O termo é o nome da família do vírus que se espalha hoje pelo mundo. Também são coronavírus o Sars, que atingiu a China em 2002, e o Mers, que causou uma epidemia em 2012 no Oriente Médio. É por já existirem outros coronavírus que o causador da atual crise é chamado de "novo coronavírus".

2.Sars-Cov-2

É o nome oficial do vírus que atingiu o mundo em 2020. Foi escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para facilitar a identificação em estudos científicos e também a divulgação na imprensa, além de evitar confusões com outros vírus da mesma família.

3.Covid-19

É o nome oficial da doença causada pelo novo coronavírus, também escolhido pela OMS. Ou seja: quem está com os sintomas principais como tosse, febre, dificuldade para respirar, pode estar com a Covid-19, doença causada pelo Sars-Cov-2.

4.Pandemia

É uma epidemia que ocorre em todo o planeta, com a situação se repetindo em diferentes continentes. O Sars-CoV-2 está em todas as regiões do mundo.

5.Caso suspeito

É classificado como caso suspeito qualquer pessoa que tenha apresentado os sintomas do coronavírus e/ou tenha tido contato com alguém com a doença.

6.Caso confirmado

São pacientes que passaram por uma triagem médica e que estão enquadradas nos critérios clínicos e/ou tiveram resultado positivo para o teste do vírus.

7.Caso descartado

O paciente apresentou algum sintoma mas, após exames, o médico identifica outra doença. É comum que o novo coronavírus seja confundido com síndromes respiratórias mais antigas e ainda em circulação, como a Influenza.

8. Paciente assintomático

Pessoa que foi infectada pelo coronavírus, mas não desenvolveu os sintomas da doença. De acordo com os órgãos de saúde, a maior parte dos casos de Covid-19 nem chegam a apresentar sintomas, o que dificulta a contagem real do número de casos.

9.Teste PCR

É um dos tipos de testes para identificação específica do coronavírus. Tem um nível de precisão altíssimo, tanto que é chamado de “padrão ouro”. O resultado demora mais: 3 a 4 dias normalmente e, agora, com a alta demanda, até uma semana. Mas ele identifica de forma precisa a presença do vírus no organismo.

10.Teste rápido

São formas mais rápidas de identificar a presença do vírus, mas com menos precisão. O teste rápido detecta o vírus após dez dias de sintomas.