13 JAN 2014
Secretaria de Educação encerra 2013 com Balanço Positivo
A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Turismo encerrou o ano de 2013 com um balanço positivo para professores e alunos da rede pública de ensino, após um difícil início de 2013.

Os primeiros meses para Secretaria de Educação começaram com uma missão complicada: Negociar uma dívida herdada de R$ 160.671,75 em materiais didáticos e resolver diversas pendências dos uniformes para os estudantes.

Além de honrar os compromissos financeiros e dar continuidade ao sistema de ensino Aprende Brasil da editora Positivo, logo no início de 2013 toda a rede pública de ensino recebeu novos uniformes e agasalhos para os dias frios.

Durante todo o ano letivo foram diversas reuniões de capacitação para os docentes, bem como uma programação cultural extensa com peças teatrais, apresentações, campanhas de conscientização e práticas esportivas que auxiliaram os estudantes a aumentar suas atividades extra-curriculares e, por consequência, melhorar o desempenho em suas notas.

Também foi resolvido um problema recorrente nos últimos anos: A atribuição de aulas era realizada sempre próxima ao início de cada ano letivo, fazendo com que os professores tivessem pouco tempo para preparar seu programa de aulas já que não sabiam para qual turma iriam ministrar suas aulas.

Para evitar este problema a Secretaria de Educação realizou a atribuição de aulas já no final de 2013 e os docentes entraram no novo ano já sabendo onde iriam lecionar, dispondo de tempo adequado para a realização de todo o cronograma de estudos para os alunos.

Enquanto os estudantes da rede pública municipal gozam de merecidas férias escolares, o ano de 2014 para a Secretaria de Educação já começou.

Parte dos profissionais do suporte Pedagógico e Administrativo já estão atendendo alunos e pais, realizando pautas para atendimento de todo Setor Educacional. A Secretária de Educação Josefina Vaceli falou sobre as atividades que estão sendo desenvolvidas no período que antecede mais um ano letivo:

“ Estamos promovendo um estudo do calendário escolar com leitura e socialização das avaliações e auto-avaliações do último ano, preparação para os encontros educacionais, a elaboração do cronograma de compras para 2014 como materiais didáticos e algumas reformas necessárias, preparação para atribuição de aulas aos professores substitutos e eventuais, estudo das atividades culturais e esportivas a serem realizadas durante o ano letivo, entre outras atividades com os profissionais da rede pública de ensino.” – e completa:

“Estamos nos preparando da melhor forma para atendermos nossos alunos, pois são eles a razão do funcionamento de todo setor de educação”. – conclui a Secretária.