16 NOV 2022
AGENDA CULTURAL
EDUCAÇÃO
CIA DE TEATRO BUZUM! FAZ APRESENTAÇÕES PARA ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE MARACAÍ
A alegria contagiante do teatro de bonecos da cia. BuZum! marcará presença no dia 17 de novembro em Maracaí, onde o público infantil poderá prestigiar gratuitamente o espetáculo “O Grande Perigo”. Na fábula, uma pequena tartaruga revela os riscos que ela e outros animais marinhos enfrentam devido à poluição dos mares e oceanos, deixando uma reflexão sobre a importância do descarte consciente do plástico e sobre o quanto é preciso preservar o meio ambiente.

“A arte e a educação são o combustível que move a nossa Cia. há 12 anos. Com o teatro de bonecos, o BuZum! conscientiza e ensina as crianças, e porque não dizer também adultos, de forma lúdica, ao abordar temáticas que são atuais e que necessitam da atenção de toda a sociedade. Em ‘O Grande Perigo’ abordamos o quanto precisamos estar atentos à preservação dos nossos mares e oceanos e o quanto a poluição é prejudicial à fauna marinha”, conta Mari Gutierrez, diretora do BuZum!.

As apresentações da Cia. de teatro BuZum! são realizadas em escolas públicas municipais por meio da Secretaria Especial da Cultura – Ministério do Turismo, com incentivo da Lei Rouanet e patrocínio da Cocal.

APRENDIZADO FORA E DENTRO DA SALA DE AULA
As apresentações, todas gratuitas, aliam o espetáculo do palco com o conteúdo da sala de aula. Isso porque o BuZum! fornece para as escolas material pedagógico para que os educadores trabalhem temas transversais nas aulas. As crianças ganham um teatro de papel para brincarem e criarem as próprias histórias com seus bonecos e cenários.

ESPETÁCULO “O GRANDE PERIGO”
O Grande Perigo narra a história de Tata, uma pequena tartaruga que logo ao nascer volta para o mar em busca de sua mãe. Tata enfrenta vários perigos, tão comuns à vida das tartarugas marinhas, como uma andorinha que tenta comê-la, um caranguejo que a persegue, peixes elétricos, um polvo, um perigoso tubarão e uma enorme baleia. Tata foge de todos os perigos e ao final encontra sua mãe, mas percebe que ela está presa em um mar de lixos e plásticos. Com muita coragem, Tata consegue salvar sua mãe e as duas nadam para longe daquele grande perigo.

APRESENTAÇÃO EM MARACAÍ
Data: 17 de novembro (quinta-feira)
Local: Centro Cultural “Marinha Andrade Rocha”
Endereço: Rua Ataliba Leonel, 860, centro, Maracaí – SP
Público: alunos da rede municipal de ensino

SOBRE O BUZUM
Em setembro de 2022, a cia de teatro BuZum! completou 12 anos de experiências, com motivos de sobra para comemorar: são mais de 500 mil quilômetros para realizar 15 mil apresentações para mais de 700 mil espectadores nas mais de 2.600 escolas públicas de 300 cidades, dos 11 estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Minas Gerais, Maranhão, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Ceará e Santa Catarina), além de Porto Suarez, na Bolívia. Cada trajeto do BuZum! pode ser acompanhado pelo site www.buzum.com.br ou pelo perfil no Instagram @ProjetoBuZum.

A cia. é dirigida por Beto Andreetta, Jackson Íris e Mari Gutierrez, junto à equipe de produtores, montadores, motoristas, secretárias e atores. Todos levam à plateia itinerante novas possibilidades nas quais a imaginação e a fantasia se expandem nos contos com seus bonecos teatrais inovadores.

Fotos do espetáculo “O Grande Perigo” no palco (Foto: Juliana Christão)

Fonte: Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo
Local: Maracaí