08 AGO 2023
ALERTA: Presença de Escorpiões em Resíduos de Construção Civil (RCC)
ALERTA: Presença de Escorpiões em Resíduos de Construção Civil (RCC)
Neste mês de agosto, é crucial que todos estejam cientes da presença aumentada de escorpiões em resíduos de construção civil (RCC) e entulhos. Com a chegada do período de reprodução desses animais, a probabilidade de encontrá-los em áreas onde há entulhos e materiais de construção é maior.

⚠️ Por que este alerta é importante:

1️⃣ Ameaça à saúde: As picadas dos escorpiões podem ser dolorosas e, em alguns casos, causar reações alérgicas graves e até a morte, especialmente em crianças e pessoas sensíveis.

2️⃣ Aumento da reprodução: Em agosto, os escorpiões tendem a se reproduzir em maior quantidade, aumentando a presença em ambientes onde podem se esconder, como entulhos e resíduos.

3️⃣ Prevenção é a chave: A conscientização é a primeira linha de defesa. Ao saber da presença potencial de escorpiões em RCC e entulhos, você pode tomar medidas preventivas para evitar o contato e a proliferação desses animais indesejados.

✅ O que fazer para prevenir escorpiões?

1️⃣ Descarte adequado de resíduos: Certifique-se de que os resíduos de construção civil sejam descartados de maneira adequada e controlada, evitando a formação de locais propícios para o abrigo dos escorpiões.

2️⃣ Limpeza regular: Mantenha sua área livre de entulhos, evitando acumulações que possam servir como esconderijo para os escorpiões.

3️⃣ Uso de EPIs: Se você trabalha em locais com resíduos de construção, utilize Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como luvas e botas, para reduzir o risco de contato direto com esses animais.

4️⃣ Vistoria em áreas vulneráveis: Realize inspeções frequentes em seu ambiente, especialmente em áreas onde há possibilidade de acúmulo de entulhos.

5️⃣ Profissionais especializados: Caso encontre escorpiões ou suspeite de sua presença, entre em contato com profissionais de controle de pragas para uma abordagem segura e eficaz.

Fonte: Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente
Local: Maracaí