A Prefeitura de Maracaí, através da Secretaria de Saúde e do Comitê de Combate a Dengue realizou na última quarta-feira (27) uma reunião para traçar novas metas e objetivos do combate à dengue, vírus zika e febre chikungunya durante o primeiro semestre de 2016, período crítico para a proliferação do mosquito aedes.
A reunião foi realizada na sala de licitações da Prefeitura Municipal econtou com a presença de membros do Comitê, dos Secretários Municipais de Saúde e Agricultura e Meio Ambiente Luciano Marcio de Souza e Luiz Augusto de Souza, enfermeiros, agentes de saúde, representantes do Hospital e da Vigilância Epidemiológica de Maracaí.
Durante a reunião, foram debatidas algumas ações em conjunto do Hospital e da Secretaria de Saúde para o caso de um novo surto de dengue na cidade e também foram listados alguns pontos críticos para um acompanhamento mais intenso da equipe de Vigilância Sanitária de Prefeitura.
Com a enchente ocorrida no início de janeiro, novos focos de dengue podem aparecer e com isso as ações deverão novamente se intensificar nesses locais, além do cuidado com o aparecimento de outras doenças como a Leptospirose e Leishmaniose, que podem facilmente ser confundidas com a Dengue por terem sintomas parecidos como febre e dores pelo corpo.
O secretário de Saúde Luciano alertou que todos devem colaborar de forma ininterrupta para combater o Aedes: “Precisamos dar continuidade ao trabalho realizado individualmente por cada cidadão em suas casas e por todas as equipes das Secretarias Municipais, independente do clima chuvoso ou seco, cada um deve fazer sua parte e eliminar possíveis criadouros para o mosquito. Continuem revisando calhas, quintais, latas, vasos de plantas e todos os possíveis focos que vão se renovando. Se o mosquito não nascer, vamos vencer essa batalha."
Departamento de Comunicação da Prefeitura Municipal de Maracaí