Foi realizada ontem, 16 de janeiro, a palestra INTRODUÇÃO E CONTROLE À FEBRE MACULOSA, com o Dr. Rodrigo Garcia Motta, que tratará de medidas de controle e prevenção da Febre Maculosa, parceria da Prefeitura Municipal de Maracaí e Câmara Municipal, com apoio da NOXON Saúde Animal.
A palestra foi na Câmara Municipal e abordou diversos aspectos sobre a Febre Maculosa. De acordo com o Dr. Rodrigo, o tratamento é simples, mas é importante que comece o quanto antes. "O mesmo medicamento utilizado em 1920 é o que utilizamos hoje, mas o tratamento tem que começar em até três dias", explica ele.
O atraso no diagnóstico e, consequentemente, no início do tratamento pode provocar complicações graves, como o comprometimento do sistema nervoso central, dos rins e pulmões, das lesões vasculares e levar ao óbito. Para o diagnóstico correto é necessário que o paciente, ao perceber os sintomas, avise a unidade de saúde que esteve em áreas onde o carrapato-estrela está presente.
O prefeito Eduardo Correa Sotana e o presidente da Câmara Municipal Luiz Fernando de Oliveira (Vermelho) estiveram presentes na palestra.
SINTOMAS DA FEBRE MACULOSA
Febre acima de 39ºC e calafrios, de início súbito.
Dor de cabeça intensa.
Náuseas e vômitos.
Diarreia e dor abdominal.
Dor muscular constante.
Inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés.
Gangrena nos dedos e orelhas.
Paralisia dos membros que inicia nas pernas e vai subindo até os pulmões causando paragem respiratória.
Além disso, com a evolução da Febre Maculosa é comum o aparecimento de manchas vermelhas nos pulsos e tornozelos, que não coçam, mas que podem aumentar em direção às palmas das mãos, braços ou solas dos pés.