Além das medidas como o arrastão, as orientações dos agentes de saúde, a nebulização com o inseticida, que previnem o aparecimento da dengue e matam o mosquito, e as ações como a sala de hidratação, que tratam o paciente que já pegou ou tem suspeita de Dengue, a Prefeitura de Maracaí intensificou as multas aos terrenos em situações inadequadas.
Em janeiro de 2019 foram realizadas 49 notificações, e no mesmo mês de 2020 já são 265 notificações a terrenos em situações inadequadas. O total em 2019 foram 1172. As multas no ano de 2019 foram 29, e em 2020 já são 36 donos de terrenos multados por não cuidar bem de seus terrenos.
A Prefeitura faz a limpeza de todas as áreas públicas, e quando multa tem que deslocar uma equipe que faria a limpeza de um terreno da Prefeitura para limpar um local particular cujo dono não cuidou. Também tem a permissão judicial de entrar em um local sujo e potencial foco de Dengue em que o dono não deixa os agentes de saúde entrarem.
Terrenos com mato alto e acúmulo de lixo são propensos a aparição do Aedes Aegypti, que transmite várias doenças além da Dengue, além de escorpiões e outros animais que causam dano à saúde da população. Limpe seu terreno, converse com seu vizinho, denuncie quem matem terrenos sujos ou quem descarta lixo em local errado para que a Fiscalização da Prefeitura notifique e multe os responsáveis. Juntos podemos vencer a Dengue!