Em 1972, em Estocolmo, na Suécia, foi realizada a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano. À partir daí, a data da conferência, cinco de junho, tornou-se o Dia Mundial do Meio Ambiente, data em que são lembrados os problemas ambientais do mundo e é chamada a atenção para a importância da preservação dos recursos naturais.
CINCO DICAS PARA MUDAR O MUNDO
1 - Cuide bem do seu lixo. Nunca jogue lixo no chão ou na rua. Dê sempre o destino adequado a ele. Reutilize, reaproveite e recicle tudo que for possível. Separe o material reciclável, como latas e garrafas pet. Caixas e plásticos, por exemplo, podem ser utilizados para acondicionar alguns objetos. Roupas que você não utiliza mais podem ser doadas. Alguns produtos podem virar itens de decoração. O importante é sempre ter em mente que quanto mais diminuímos a nossa produção de lixo, mais preservamos o meio ambiente.
2 - Reduza o consumo de água. Crie maneiras de aproveitar melhor água, como reutilizar a água da máquina de lavar, armazenar a água da chuva, não lavar calçadas e o carro com a mangueira ligada o tempo todo e diminuir o tempo de banho.
3 – Cuide dos animais. Não pesque em épocas de reprodução e obedeça às regras que indicam a quantidade de pescado permitida. Também é importante não realizar a caça ilegal. Nunca compre animais silvestres sem registro. Ao comprar animais ilegais, você está contribuindo para o tráfico de animais, um problema mundial que afeta a biodiversidade de uma região, podendo até mesmo levar espécies à extinção.
4 - Cuide bem dos cursos de água e florestas. Nunca coloque lixo em rios, lagos e outros ambientes aquáticos e, principalmente, preserve a mata em volta desses locais. Essa mata protege contra erosão e assoreamento. Não realize podas ilegais e nunca desmate uma área. É importante também não colocar fogo em propriedades, pois isso pode atingir matas preservadas.
5 - Evite andar apenas de carro. Os carros poluem o meio ambiente, por isso, sempre que possível, opte por deixar o carro em casa. Você sempre pode optar por utilizar o transporte público de sua região, criar sistemas de caronas, andar de bicicleta ou ainda ir a pé, dependendo da distância a ser percorrida.