O trabalho de coleta seletiva desenvolvido pela Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Maracaí (COOPASCAM) em parceria com a Prefeitura Municipal foi selecionado para a final do Prêmio Pró-Catador, organizado pelo Governo Federal.
O prêmio recebeu inscrições de todo o país e analisa as ações nas áreas de capacitação, formação, assessoria técnica, incubação de cooperativas e empreendimentos sociais solidários, pesquisas e estudos sobre o ciclo de vida dos produtos e a responsabilidade compartilhada, aquisição de equipamentos, máquinas e veículos, implantação e adaptação de infraestrutura física e a organização de redes de comercialização e cadeias produtivas integradas por cooperativas e associações de trabalhadores.
Após a análise de todas as cidades inscritas, apenas 9 cidades foram selecionadas para a fase final do prêmio:
Cachoeira de Minas (MG), Campo Largo (PR), Canoas (RS), Jacareí (SP), Luiz Eduardo Magalhães (BA), Maracaí (SP), Presidente Prudente (SP), Santa Terezinha (PR) e Tietê (SP).
Entre as ações que levaram Maracaí a estar entre as melhores cidades do Brasil em reciclagem foram destacados o trabalho social desenvolvido pela entidade, seu papel orientador, o desenvolvimento sustentável promovido pela reciclagem e a parceria com a Prefeitura Municipal que aumentou o incentivo que antes girava em torno de 12 mil reais ao ano e hoje ultrapassa 230 mil reais anualmente, assistindo mais de 20 famílias.
A transformação em termos de organização que a COOPASCAM passou nos últimos dois anos proporcionou um salto de qualidade na prestação de serviço, passando a ser cooperativa e braço fundamental para a sustentabilidade da cidade. Com a coleta seletiva a COOPASCAM auxiliou Maracaí a recuperar o selo de Município Verde-Azul e colecionou conquistas junto ao Poder Público como a aquisição de uma nova esteira para a separação do material e um Caminhão Gaiola 0 km para dar agilidade à coleta.
O Prêmio é organizado pela Secretaria-Geral da Presidência da República em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, Fundação Banco do Brasil, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis.
Nesta última fase representantes do Governo Federal vêm até as cidades finalistas para acompanhar de perto o trabalho desenvolvido e selecionar os vencedores que deverão receber o premio durante a Expocatadores, nos dias 30 de novembro a 2 de dezembro, em São Paulo
Departamento de Comunicação da Prefeitura Municipal de Maracaí