Esta semana foi realizado no Centro Cultural de Maracaí o Encontro Lúdico Municipal dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente, comemorando os 23 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
O encontro que contou com 98 crianças e adolescentes representantes de diversos setores e entidades do município, teve por objetivo a promoção da participação no desenvolvimento de políticas voltadas ao município, bem como o fortalecimento das relações das crianças e adolescentes com a Administração Pública.
O Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Maracaí (CMDCA) e Secretário da Promoção e Assistência Social Luciano Márcio de Souza, abriu o evento e falou sobre a importância dos jovens discutirem e terem a oportunidade de expressar suas opiniões e necessidades:
“Neste momento de reflexão os protagonistas são as crianças e adolescentes. Houve época em que eram proibidos de tudo e não existiam leis específicas para defendê-los. Hoje temos legislação própria e existe muito mais espaço para discutir e expressar opiniões sobre o que possa mudar, pois só eles sabem as próprias necessidades.” – disse.
Logo após foram divididos grupos para a discussão dos temas propostos (Segurança, Saúde e Prevenção, Educação e Projetos Sócios Educativos, Financiamento, Lazer, Esporte e Cultura, Controle e Participação Social) com a finalidade de avaliar a efetivação dos mesmos em Maracaí.
Em seguida a Assessora Parlamentar e Assistente Social Miriam Fátima de Souza expôs sua experiência enquanto representante adolescente de Maracaí no ano de 2004, ocasião a qual representou nosso município nas Conferências da Criança e Adolescente em Tupã, Marilia, Ribeirão Preto e Brasília, explicando a importância da formulação de leis e normas voltadas à políticas, serviços e ações para a garantia dos direitos dos jovens.
Ao final foi Realizada a eleição dos delegados que procedeu com a apresentação dos candidatos escolhidos pelos grupos, com um total de 12 adolescentes e 04 crianças, sendo escolhidos através de aclamação ficando assim definidos:
Delegados adolescentes:
TITULARES
- Vitor Gabriel Silva Oliveira
- Giovana Ruiz
SUPLENTES
- Gabriel Dalapola de Carvalho
- Giovana Esposte
Delegados crianças:
TITULARES
- Livia Leme Amstalden Paiva
- Gabriele Pazetti Guido
SUPLENTES
- Laísa Cristini Manzoni Cirino
- Emily Natani Cunha.
Departamento de Comunicação da Prefeitura Municipal de Maracaí