O considerável número de animais abandonados no município levou a população a se mobilizar para que fosse criada uma ferramenta legal pra realizar o gerenciamento dos animais abandonados emMaracaí.
Diante disso foi elaborada uma comissão de membros da comunidade e profissionais da área para dar início à formação da Associação de proteção aos animais de Maracaí. A presidente da comissão e Veterinária Doutora Úrsula Maria, falou sobre os primeiros objetivos que a Associação idealiza:
“Primeiramente seria feito um levantamento dos animais que não tem um lar na cidade, bem como das pessoas que precisam de auxílio para o controle de natalidade por ter muitos animais e das famílias mais carentes que não tem condições de realizar uma castração.” - e completa:
“De início faríamos um controle de cães e gatos que é o problema com maior incidência na cidade e, posteriormente, este trabalho seria entendido a animais de grande porte e na formação de núcleos para recolher os animais da rua e, após os devidos tratamentos, disponibilizar para adoção.”
Para auxiliar este trabalho a Prefeitura Municipal estuda a realização de uma contra-partida financeira para contribuir com o controle de natalidade de cães e gatos. Esta ação diminuirá a quantidade de animais abandonados e refletirá em uma posse mais responsável pelos donos.
“Muitos pensam ser uma mutilação ao animal, no entanto hoje estudos recentes revelam que os animais castrados vivem mais e levam uma vida mais saudável que os demais.”- encerra a Veterinária.
O próximo encontro da Associação deve ser realizado no dia 21 de agosto às 20:00 horas, na Câmara Municipal, e definirá o estatuto e a diretoria da entidade.
Departamento de Comunicação da Prefeitura Municipal deMaracaí