Algumas demandas dos cidadãos maracaienses envolvem mais de uma secretaria ou departamento da Prefeitura Municipal, e para que estas situações sejam resolvidas com mais agilidade e eficiência, as Secretarias de Promoção e Assistência Social, Saúde e Educação se reuniram para criar uma rede integrada de atendimento e solução de problemas.
Os secretários e representantes das três Secretarias participaram de uma capacitação no último dia 18 com a articuladora da Atenção Básica no Governo do Estado de São Paulo na Regional de Saúde de Marília, Flávia Vernaschi Lima, que falou sobre o trabalho intersetorial e como funciona o atendimento em rede.
Segundo ela, o primeiro passo, que é o interesse dos colaboradores em resolver as questões, já foi dado. “Quando o profissional se coloca no lugar do outro para entender o que ele está passando, e tem empatia, é o mais importante, e notei que as pessoas estão aqui se importam”, afirmou Flávia.
Elaine Cristina Salatine Ludwig, diretora de escola em São José das Laranjeiras, acredita que com os papeis mais definidos e as reuniões constantes as soluções saem do bate papo e do papel e se tornam concretas. “A partir do momento que é criada esta rede, e que cada secretaria se compromete e faz sua parte, os problemas serão resolvidos”, comenta.
De acordo com Roberto Siqueira, secretário de Promoção e Assistência Social, a rede integrará as equipes da Secretaria de Saúde, Educação, Promoção e Assistência social, junto com CRAS, CAPS e Conselho Tutelar para atender as necessidades das famílias. “A intenção é buscar as causas dos problemas e solucionar de forma conjunta nos diferentes setores da Prefeitura de forma mais ágil e organizada”, explica.