Após mais de três meses fazendo apresentações e arrecadando dinheiro em toda a região, a Companhia Família Santos Reis, de Maracaí, a exemplo dos Três Reis Magos, que presentearam Jesus após seu nascimento, ofereceu à população um dia de celebração, farto almoço e apresentação cultural no último sábado, 21 de janeiro, na sede da ASPUM (Associação dos Servidores Públicos Municipais de Maracaí).
O evento começou por volta das 9h30, com, uma celebração religiosa, enquanto voluntários preparavam a refeição. Após a benção final, centenas de pessoas de Maracaí e região se serviram do almoço oferecido. Durante a tarde, os convidados puderam acompanhar a apresentação da companhia, em que embaixador, cantores, bastiões, e os outros participantes, cantaram, dançaram e carregaram a bandeira de Santo Reis.
Ronildo Silva Bispo, embaixador de reis, explica que a festa é resultado de um trabalho que começou em outubro do ano passado. “Toda semana saímos com a bandeira de Santo Reis arrecadando, e vamos cantando, rezando, anunciando Jesus e atendendo a promessas, até chegar na Festa de Reis, em que recebemos todos de forma igual nesta celebração”, comenta.
Para o vice-prefeito Eduardo Henrique Ridrigues (Chicletao), a Festa de Santo Reis é um resgate de tradição, cultura religiosa, fé e devoção popular das pessoas. “Ver que Maracaí mantém o resgate dessa cultura é algo que nos deixa feliz, tanto eu quanto o Tatu. O que a festa nos traz é o exemplo dos três reis, que presentearam o menino Jesus. Esta festa é a prática disso, levando às pessoas presentes como afeto, amor e comprometimento”, explica.
A AMAA, Associação Maracaiense de Apoio aos Animais, os Amigos do Hospital e o Artesanato Solidário em prol do Hospital Beneficente de Maracaí também estiveram presentes no evento, divulgando o trabalho realizado e arrecadando dinheiro para os animais e o Hospital de Maracaí.