O engenheiro cartógrafo Marcos Vinícius de Moraes e a gestora ambiental e geógrafa Vanessa Marques, da empresa Multiplan, de São Paulo, que presta serviço para a Duke Energy, estiveram na tarde do dia 1º de fevereiro no gabinete da Prefeitura Municipal de Maracaí apresentando o projeto da realização do PACUERA (Plano de Conservação e Uso do Entorno de Reservatórios Ambientais), que consiste em um estudo socioambiental do entorno do reservatório da Usina Capivara. Estiveram presentes na reunião o chefe de divisão de meio ambiente, Aparecido Neves Baltazar, o chefe de divisão de tributação e renda, Cesário Ferreira da Silva, o encarregado de vigilância sanitária, Diogo Luis Passos, e a diretora de escola Luciane Carvalho.
O objetivo da visita foi renovar a licença de operação na região e explicar o funcionamento do PACUERA. A empresa fará um estudo social, geológico e econômico e proporá um zoneamento na faixa de 1km no entorno do reservatório, com a intenção de que isso seja incorporado na legislação do município para que possa nortear futuras instalações no local.
Segundo o chefe de divisão do meio ambiente de Maracaí, o estudo trará mais dados sobre esta região e auxiliará na gestão do território. “Espero que com essa análise que eles farão a gente possa levantar mais dados para gerir melhor essa área do entorno, conceder ou negar novas construções no local e ter um maior controle sobre a área de preservação permanente”, disse Aparecido Neves Baltazar.