A Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Maracaí, seguindo uma diretriz do Ministério da Saúde, organizou o grupo Linha de Cuidado da Gestante, com as grávidas atendidas pelo médico obstetra de Maracaí, para orientações preventivas em diversas áreas.
As reuniões serão mensais. A primeira foi ontem, 18 de maio, com a fonoaudióloga Cláudia Rigotto. Ela falou da importância da amamentação para o desenvolvimento da fala da criança no futuro, mostrou como segurar a criança para amamentar, e hábitos que a criança adquire que desestimulam a produção de leite e favorecem o desmame precoce, como chupetas e mamadeiras. “Dia 19 de maio é o Dia Nacional de Doação de Leite Humano, e também para homenagear as doadoras do Posto de Coleta no Centro de Saúde de Maracaí e estimular as gestantes a tornarem-se doadoras se puderem, organizamos esta primeira reunião para falar de amamentação e a importância da doação de leite, que é entregue para as crianças da UTI no Hospital Regional de Assis”, comentou Claudia.
O teste da orelhinha, que avalia a audição do bebê, e da linguinha, que detecta eventuais problemas de fala no futuro, são realizados por fonoaudiólogas e também foram abordados na reunião.
O grupo Linha de Cuidado das Gestantes terá encontros mensais com profissionais de diversas áreas, como enfermeiras e assistentes sociais. Na primeira reunião com a fonoaudióloga, que contou com a presença da secretária de saúde Karina Dala Pola, participaram 18 mães. Outras gestantes que quiserem participar podem dirigir-se ao Centro de Saúde de Maracaí ou entrar em contato com a Secretaria de Saúde para maiores informações no telefone 3371 9300.