De 15 a 18 de maio foi realizada a XX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, maior evento municipalista do mundo. O prefeito de Maracaí Eduardo Correa Sotana (Tatu) estava entre os cerca de oito mil participantes, dos quais três mil eram prefeitos e vereadores em busca de conquistas para os municípios.
Entre os principais pontos requeridos, está a criação da Frente Parlamentar Municipalista, o comprometimento dos parlamentares com a derrubada do veto ao Imposto Sobre Serviços (ISS), que pode redistribuir aos municípios cerca de R$ 6 milhões, e parcelamento de dívidas previdenciárias. O prefeito de Maracaí, Eduardo Corrêa Sotana (Tatu), esteve na marcha e comemorou os resultados obtidos. “Tivemos avanços em diversas pautas importantes que revindicamos”, comenta.
O tema da marcha foi O Brasil em Reformas, e foram debatidas as reformas discutidas no Congresso Nacional, bem como o combate à judicialização e a fundação do Movimento Mulheres Municipalistas (MMM).
O evento contou com a participação do presidente da República, Michel Temer, 18 ministros de Estado, presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e do Senado Federal, Eunício Oliveira. O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Augusto Nardes, também falou ao gestores.