A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC/SP), em conjunto com Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Polícia Ambiental e Corpo de Bombeiros realizou no último dia 8 de junho, em Marília, uma oficina preparatória para Operação Estiagem na região. O secretário do meio ambiente Saulo Amstalden, o chefe de divisão Aparecido Neves Baltazar e os brigadistas da cidade participaram representando Maracaí.
Na oficina foram discutidos temas como a Operação Corta Fogo da Secretaria Estadual do meio Ambiente, combate ao Aedes Aegypti, principalmente no interior do estado, Programa Município Verde Azul, fiscalização de queimadas e incêndios florestais pelo Policiamento Ambiental, a formação regional de brigadistas e acionamento do Corpo de Bombeiros. Os participantes ainda tiveram aulas práticas com o Corpo de Bombeiros.
Em 2016 o estado de São Paulo teve no mês de julho o maior registro de queimadas para o mês desde o ano 2000, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Foram 687 casos, 361% mais que em 2015 – 149 casos. O tempo seco em julho e agosto é um dos principais fatores para o aumento no número de queimadas, que geralmente decorrem do uso incorreto do fogo para renovação de pastagens, da caça e ações criminosas, ou ainda raios ou descarte de bitucas de cigarro no acostamento de rodovias.