O maracaiense Brenner Augusto da Silva, de 16 anos, é um atleta paralímpico de natação. Ele representa a Escola Estadual Professora Maria Aparecida Galharini dos Santos na disputa dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo, na capital do estado, que acontece entre os dias 20 e 22 de setembro e seleciona os alunos que participarão das Paralimpíadas Escolares. A modalidade que Brenner competirá é natação, nos 50 metros livres, 50 metros borboleta e 100 metros livres no Centro Paralímpico de São Paulo.
Em competições anteriores o atleta conquistou importantes vitórias, como o ouro nos 100m e prata nos 50m nas Paralimpíadas Escolares em Natal, no Rio Grande do Norte, em 2015, quando tinha 14 anos. Brenner nasceu com uma deficiência na coluna que limita seus movimentos, e o esporte auxilia no condicionamento físico do corpo e na saúde em geral. O aluno da descobriu o talento para o esporte durante uma sessão de hidroterapia. O técnico que treina Brenner convidou o rapaz durante a hidroterapia para praticar natação e ele nunca mais parou. “Sonho em chegar em uma Paralimpíada, representar o Brasil, ser um grande atleta e ser um espelho para outras pessoas”, diz ele.
O atleta vai a São Paulo acompanhado do professor Adelino Pinto de Souza, da Comissão Central de Esportes (CCE) da Prefeitura de Maracaí. Ele acredita no potencial de Brenner, sua dedicação e atenção, e o vê com grandes chances na competição. “Já estive com o Brenner duas vezes em São Paulo, é a terceira vez que vou acompanhá-lo. Essas competições são muito importantes para ele. São oportunidades de conhecer e conviver com outros atletas paralímpicos, representar Maracaí no estado de São Paulo e crescer como atleta”, comenta.
Caso Brenner consiga uma boa colocação, pode entrar para a Seleção Paulista e disputar as Paralimpíadas Escolares, que serão realizadas em novembro, e ficar mais próximo de realizar seu sonho, quem sabe nas Paralimpíadas de Tóquio, no Japão, em 2020.