Nesta semana foi dado o pontapé inicial para a implantação do Sistema de Qualidade 5S no poder público municipal, que tem os objetivos de evitar o desperdício, padronizar as atividades, melhor aproveitar o tempo e os recursos humanos para, assim, oferecer serviços de mais qualidade à população.
Foram feitas duas reuniões. A primeira foi nesta terça, 20 de agosto, com algumas pessoas que serão os facilitadores da metodologia, e a segunda, na quarta, 21, com os demais servidores municipais, para explicar o Sistema 5S e apresentar o mascote Capivaldo, que ajudará a explicar o que são os 5S e as formas de aplicar os cinco "S", que são os sensos de utilização, organização, limpeza, padronização e autodisciplina.
O Sistema 5S é uma metodologia criada no Japão que visa padronizar atividades, simplificar procedimentos, otimizar recursos e tempo. Originalmente, cada “S” corresponde a uma palavra japonesa que começa com a letra "S" e indica uma meta a ser atingida. O resultado é o melhor desempenho profissional e de serviços, com reflexo direto na satisfação de usuários e na produção.