Neste sábado, dia sete de setembro, é o Dia da Independência do Brasil, em que o Brasil deixou de fazer parte do reino de Portugal há 197 anos. Todos estão convidados a reunir-se na Avenida São Paulo, próximo à Praça da Matriz, para assistir ao DESFILE CÍVICO DE SETE DE SETEMBRO, à partir das 8h30.
Irão desfilar as escolas municipais, os alunos de projetos do Departamento de Esportes/CCE, o colégio Leme Amstalden, o Núcleo da Terceira Idade, ADEM (Associação dos Deficientes Físicos de Maracaí), AFERCOR (Associação de Formação de Empresários Rurais da Colônia Riograndense), a Comunidade Kolping de Maracaí, a COOPASCAM (Cooperativa de Catadores de Material Reciclável de Maracaí) e a Polícia Militar.
A primeira estrofe do nosso Hino Nacional retrata o momento que ilustrou a independência do Brasil - "Ouviram do Ipiranga às margens plácidas/De um povo heroico o brado retumbante/
E o sol da liberdade, em raios fúlgidos/Brilhou no céu da pátria nesse instante". Quer dizer que foi ouvido das margens tranquilas do rio Ipiranga, em São Paulo, um forte grito (Independência ou morte! Que teria sido dito por Dom Pedro I), por um povo heroico, os brasileiros. E o sol da liberdade brilhou em nossa pátria neste instante, a pátria que não mais fazia parte do reino de Portugal, estava livre, tornou-se a nação brasileira.