Prefeitura de Maracaí, por meio das Secretarias de Planejamento, Obras e Meio Ambiente, tem realizado intervenções para drenagem e escoamento da água pluvial, para que durante o período de chuvas mais frequentes a água escoe direto para o Ribeirão do Cervo.
Esta intervenção é a segunda etapa de um planejamento para diminuir o impacto causado por chuvas em Maracaí. Em novembro de 2018 foi feita a primeira etapa, com macrodrenagem nos leitos de Ribeirão Cervo e Rio Capivara, para aumento do fluxo de água e velocidade, diminuindo o risco de enchente de áreas habitadas, e a abertura de uma vala para assentamento de tubulação para ligar o canal de dissipação de água fluvial do Bairro Thiemann.
A segunda etapa, que acabou de ser concluída, fez a ligação das galerias existentes nos arredores do Conjunto Habitacional Thiemann ao Ribeirão do Cervo, o que já deve diminuir o impacto de chuvas fortes na região.
Além destas ações ainda está prevista a execução de uma linha de galerias para drenar água pluvial do Jardim Europa ao Ribeirão do Cervo.