01 JUL 2020
PRAZO PARA ALISTAMENTO MILITAR ESTENDIDO ATÉ 30 DE SETEMBRO

O prazo para a apresentação para o alistamento militar obrigatório foi prorrogado de 30 de junho para 30 de setembro de 2020 por conta da pandemia de COVID19. Devem apresentar-se jovens que completam 18 anos em 2020.

O alistamento pode ser feito pela internet no link:

www.alistamento.eb.mil.br/

O serviço militar é obrigatório e tem duração de um ano. Devem se apresentar: brasileiros, do sexo masculino, e que completam 18 anos de idade em 2020. De acordo com o decreto, neste ano, também foi prorrogado – de 30 para 90 dias – o prazo para apresentação de brasileiros naturalizados ou que voluntariamente queiram se alistar. Esse prazo começa a contar a partir do recebimento do certificado de naturalização ou da assinatura do termo de opção .

Quem perder os prazos deve ir à Junta de Serviço Militar mais próxima, pagar uma multa militar e realizar seu alistamento.

O Ministério da Defesa informa que, além da multa, quem não se alista no prazo estará em débito com o Serviço Militar e não poderá:

• obter passaporte ou prorrogação de sua validade;

• ingressar como funcionário, empregado ou associado em – instituição, empresa ou associação oficial, oficializada ou subvencionada;

• assinar contrato com o Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios;

• prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino;

• obter carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão;

• inscrever-se em concurso público;

• exercer, a qualquer título, sem distinção de categoria ou forma de pagamento, qualquer função pública ou cargo público, eletivos ou de nomeação;

• receber qualquer prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios.