05 AGO 2020
DIA NACIONAL DA SAÚDE

O Dia Nacional da Saúde, comemorado em 5 de agosto, foi escolhido em homenagem ao médico e cientista Oswaldo Gonçalves Cruz, por sua grande preocupação com a saúde pública, educação sanitária e, principalmente, no combate às doenças transmissíveis.

Em meio a uma pandemia, estamos todos cada vez mais conscientes das formas de prevenção às doenças. Neste dia é importante refletir sobre o trabalho desenvolvido por Oswaldo Cruz, todos os avanços conquistados na Saúde no Brasil desde os anos 1900, e também para redobrar os cuidados com a saúde e higiene.

OSWALDO CRUZ

O médico sanitarista tinha a pesquisa e o desenvolvimento científicos como ferramentas para o cuidado com a população, principalmente quando o assunto eram as vacinas. Na década de 1910, dentro do Instituto Soroterápico Federal Cruz – a atual Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) –, fundado por ele em 1900, o médico começou a implementar um modelo francês de produção de soros e vacinas.

Oswaldo Cruz enfrentou a febre amarela em um Rio de Janeiro assolado por diversas doenças com a eliminação dos mosquitos e pelo isolamento dos doentes em hospitais, a peste bubônica, com a exterminação de ratos e pulgas e a limpeza e desinfecção de ruas e casas, e a varíola com o estímulo da vacinação na população.

Além de suas preocupações com desenvolvimento científico, Oswaldo Cruz empenhava-se em conhecer as condições de saúde da população brasileira para poder elaborar políticas que atendessem a população na totalidade de seus problemas.