03 MAR 2021
PROJETO GERAÇÃO APRENDIZ 2021
PROJETO GERAÇÃO APRENDIZ 2021

Há, aproximadamente, 20 anos em Maracaí, o Projeto Geração Aprendiz tem promovido a integração de adolescentes nas repartições públicas do município a fim de proporcionar cidadania, aprendizagem prática e preparo para o ingresso ao mercado de trabalho profissional.

Inicialmente, o projeto era coordenado pela parceria entre a Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social e o Serviço de Assistência Social e Educacional do Município de Maracaí (SASSOM). Mas, em 2014, através da Lei 1996/2014 de 06 de março de 2014, o projeto foi municipalizado e passou a ser coordenado integralmente pela Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social.

AS INCRIÇÕES, PROCESSO DE SELEÇÃO E INÍCIO DAS ATIVIDADES EM 2021

O período para as inscrições dos adolescentes - candidatos ao projeto - ocorreu no início do ano na Secretaria de Promoção e Assistência Social, de 11 a 22 de janeiro de 2021, após divulgação nos canais de comunicação da prefeitura municipal. Em fevereiro, foi realizada a seleção e a emissão dos documentos, e, na primeira semana de março, foram realizados os encaminhamentos aos setores para o início das atividades na próxima segunda-feira, 8 de março de 2021.

Diferente dos anos anteriores, devido a Pandemia, neste ano não foi possível realizar as reuniões com os setores públicos nem com os pais e responsáveis pelos adolescentes. Porém, foi enviado um ofício contendo todas as orientações para o início das atividades para cada responsável de setor. Os pais dos novos integrantes também receberam orientações impressas.

Os novos adolescentes participaram de reuniões com escala de no máximo 8 integrantes, tomando todos os cuidados, de acordo com os protocolos de segurança e combate à covid-19, e receberam orientações sobre as regras do projeto. Os integrantes remanescentes receberam orientações através do grupo do WhatsApp; grupo criado especificamente para este fim: recados e orientações.

Secretaria de Promoção e Assistência Social

Fonte: Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social